terça-feira, 3 de junho de 2014

Mitos sobre o profissional de vendas



Mitos sobre o profissional de vendas

Os vendedores que se destacam são aqueles que conseguem lidar bem com as objeções durante a negociação de uma venda e que utilizam a Proposta de Valor de seu produto/serviço adequadamente para cada tipo de público. Para isso, é preciso se capacitar e dominar técnicas.

Abaixo, alguns mitos relacionados ao profissional de vendas:

1. Bom vendedor é aquele fala muito 

Falar bem é uma habilidade essencial para um bom vendedor, e não falar muito. Mas o que é importante durante a venda de um produto ou serviço é saber os interesses do outro lado e usar a criatividade para argumentar e explicar a "fantástica" diferença do seu produto/serviço para ele.

2. Bom vendedor é o que dá desconto

Para fechar uma venda, é comum que os vendedores recorram a descontos ou brindes. Já o bom vendedor cria um valor agregado para o que está vendendo mantendo a margem estabelecida para seu produto/serviço. Já que existe tantas empresas similares com produtos similares, a diferenciação, ou seja, a Proposta de Valor de seu produto/serviço, é o que vai fazer a diferença no final do dia.

3. Um bom vendedor vende qualquer coisa, para qualquer um

Um profissional de vendas sabe que é preciso criar estratégias para atingir o público. É preciso conhecer o mercado, o negócio do seu cliente para assim entender qual a melhor solução para ele. Dominar o assunto é essencial para uma venda bem sucedida.

4. O bom vendedor nasce vendedor

Autoconfiança, persistência, paciência e entusiasmo são algumas habilidades e características que favorecem a atuação de um profissional na área de vendas. Mas, todo mundo pode desenvolver e se tornar um bom vendedor através da capacitação em técnicas de vendas e negociação. É importante também dominar os conhecimentos sobre o produto/serviço e acreditar naquilo que está vendendo.

Mesmo para aqueles que têm um talento é importante se capacitar com técnicas e cursos para se atualizarem com as tendências do mercado.

5. O bom vendedor é o que bate recorde de vendas

Vender muito não significa que o profissional seja um fenômeno de vendas, principalmente quando se trata de um profissional orientado a preço/desconto/bonificação. 

Depende da estratégia da empresa e da marca, mas o objetivo principal deveria ser solucionar o problema do cliente, criar fidelização e trabalhar o mix de produto da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário