quarta-feira, 28 de maio de 2014

Disney, um estudo de caso mágico!



Disney, um estudo de caso mágico!

Sempre abordo em meus textos e palestras os casos da grandes empresas, mas sempre volto a fazer dos estudos de casos da Disney Company, isso não se deve apenas pela minha experiência nessa grande empresa, mas também pela forma quase que perfeita em gestão de pontos de vendas da Disney Company. Vamos avançar agora nesses maravilhoso mundo.





Onde colocar um ponto de venda?
Quem já esteve nos parques da Disney Company deve ter tido a maior experiência de Trade Marketing das suas vidas e provavelmente não repararam a importância dessa experiência. Se imaginem saindo da uma atração incrível, interagindo com os personagens mais fantásticos da Disney, onde se identificou com algum e achou a atração incrível, e na saída dessa maravilhosa experiência sai numa loja incrível com produtos e lembranças maravilhosas relacionadas aos personagens e a atração que acabou de participar. Acredita que essa incrível “coincidência” acontece em todas atrações da Disney? Pois ocorre de uma forma mágica, todos os dias em todas atrações dos parques da Disney pelo mundo com uma perfeição invejável, algo extremamente planejado para otimizar as vendas de todos os produtos. A mesma formula é aplicada com alimentos e bebidas nos parques, onde pontos fixos de alimentação são colocados em esquinas e pontos estratégicos para incentivar o fácil acesso e a compra por impulso, até mesmo a essência artificial com aromas irresistíveis são lançados no ar perto desses pontos de vendas, criando uma formula irresistível, isso é profissionalismo em Trade Marketing levado a sério, criando a divisão mais lucrativa de toda a Disney Company.



Tema, decoração e magia:
Entrar em uma loja ou restaurante da Disney é uma experiência mágica. Imagine entrar em uma loja com temas de cada personagem da Disney, com cores e luzes que e remetam a um mundo de historias infantis e que te torne novamente uma criança, com mais de 100 itens de cada personagem para atender a qualquer gosto e tamanho. Restaurantes que te levam para uma viagem de cores, cheiros e sabores em um temas escolhido e seguido com uma riqueza de detalhes nunca visto. Esse grande detalhe faz o consumidor perder o foco do preço ou da necessidade daquele produto, e passa a ser levado pelo impulso emocional que o faz consumir pelo ambiente onde esta inserido.



Quantidade e variedade.
A quantidade e variedade de produtos nas lojas da Disney company também é uma estratégia para aumentar o apelo de consumo, onde todos os elemento anteriores combinados com esse forçam o consumidor a levar pelo menos um item, mesmo que ele ainda não saiba para quem vai dar esse presente. Incrível, mas quem já foi sabe do que estou falando e deve estar rindo nesse momento.
 Quantidade de checkouts



IMPORTANTE. O cliente depois que escolher o item que vai levar não pode desistir da compra por não querer pegar uma fila para pagar, as lojas normalmente conta com vários caixas para facilitar o pagamento dos clientes, pois o maior fator de desistência de comprar poderia ser o tempo para passar no caixa, mas como falei, essa empresa pensou em tudo na frente, e essa é mais uma ação de Trade Marketing combinada com as maravilhosas gôndolas no checkout com doces e pequenas lembranças.



Movimentação forçada:
As grandes lojas da Disney, são pequenos labirintos, e não disposta como corredores de um supermercado, acho que já devem calcular o motivo. Sim, foi criada uma forma de reter os consumidores por mais tempo dentro das lojas, aumentando a possibilidade de conversão em vendas.

Resumo:
Esse são apenas alguns tópicos de discutimos em minhas palestras, caso tenham qualquer duvida podem me chamar no bate no chat que ou enviarem suas duvidas em meus contatos.

Att

Jake Neto  
www.facebook.com/dicasdetrademarketing
dicasdetrade@gmail.com

Um comentário:

  1. Olá.
    Eu amei seu artigo, até apresentei ele no curso que estou estudando. Gostaria de saber mais das suas experiências de trade marketing na Disney. Todo o conceito foi fantástico. Muito obrigado!

    ResponderExcluir