terça-feira, 30 de outubro de 2012

Incentivando as Vendas com Bom Humor


Muitos empresários ou gerentes acreditam que a remuneração que paga ao funcionário é importante, mas isso não é tudo. As pessoas valorizam muito o ambiente de trabalho, a segurança, o reconhecimento, enfim, condições que estão relacionadas com o espírito da empresa e afetam sensivelmente o resultado das vendas.


(Como exemplo, criei essa campanha de incentivo, com muito bom humor, para promover o melhora de vendas, colocamos no elemento da imagem, pessoas reais de nosso canal de venda interagendo com o "mandela", tudo isso de uma maneira muito divertida)

É importante conhecer melhor cada um dos próprios funcionários, pois esse é o capital mais valioso da empresa! Antes mesmo de alguém ser contratado, o perfil do entrevistado deverá ser analisado para que, no futuro, transforme-se num investimento rentável.

Muitas empresas atendem clientes que, na grande maioria, entram nas lojas para satisfazer necessidades práticas, mas também para realizar desejos pessoais. Esses momentos são ainda mais delicados quando os clientes trazem necessidades subjetivas que devem ser compreendidas, respeitadas e valorizadas. Nesse momento, boas maneiras, etiqueta, educação etc. são qualidades que o atendimento da empresa deve saber usar se quiser conquistar um cliente e vender mais!

E entre tantas virtudes necessárias ao sucesso, o humor sem dúvida é uma das armas mais poderosas, não apenas no ambiente das vendas, mas em todos setores da empresa. O mau humor contamina, promove o baixa astral, torna o ambiente pesado, diminui a produtividade e no final derruba as vendas e o lucro. Ao contrário, o bom humor contagia, fortalece os relacionamentos, torna o ambiente de trabalho desejado, estimula a produtividade e ajuda a aumentar as vendas. Na próxima vez que você andar dentro de sua empresa, preste atenção no humor da equipe. Se as pessoas estiverem felizes a empresa está bem.

Entretanto, o bom humor na empresa não é sinal de piadas frequentes e gratuitas, falta de compromisso com metas e obrigações. Na verdade, o bom humor deve ser sinal de inteligência, educação, treinamento apropriado. O bom humor aparece na hora certa e sempre tem o aval do líder. Deve ser a base das metas a serem alcançadas, porque essas metas, quando atingidas, serão os motivos do próximo bom humor.

Já vai longe o tempo em que um chefe tinha que ser carrancudo, imaginando que era sinônimo de autoridade. Pesquisas e mais pesquisas apontaram essa postura como fonte de estresse, baixa autoestima e queda no desempenho do funcionário. Para conseguir segurar um bom funcionário num ambiente mau humorado a empresa tem que pagar mais como compensação.

Hoje, a fim de garantir a manutenção do bom-humor da equipe, muitas empresas se antecipam e incluem já na fase de contratação testes para identificar se o candidato será capaz de suportar pressões no trabalho, mantendo o equilíbrio e o bom humor. O que antes era feito numa entrevista com muita subjetividade, agora torna-se explícito. Assim, seleciona-se o jovem que no futuro poderá ocupar uma função de chefia, sem acabar com o humor da empresa.

Por outro lado, é difícil estimular o bom humor numa equipe insatisfeita. Portanto, na hora de pensar no bom humor, procure conhecer como anda o nível de satisfação da equipe. Conhecer seu público interno é tão importante quanto conhecer os clientes externos: Qual é o anseio da equipe? Qual o grau de satisfação dos funcionários em trabalhar na empresa? Quanto mais as pessoas estiverem em harmonia e satisfeitas, mais elas se tornarão importantes para a empresa.

Antes de buscar um plano de carreira, um funcionário busca um futuro próspero. Não adianta acenar para a equipe com promessas de ganhos e promoções se o ambiente é instável e ameaçador. Bravatas, discursos evasivos e falsas perspectivas são capazes de destruir rapidamente um ambiente de trabalho. Pense nisso.

Veja abaixo algumas dicas para ajudar no relacionamento com sua equipe:

1) Realize uma pesquisa de satisfação interna*

2) Promova debates francos com a equipe sobre a melhoria de processos

3) Invista em ações que melhorem o relacionamento

4) Faça reuniões sobre os resultados bem sucedidos

5) Invista na qualidade de vida e no bem-estar da equipe

6) Pratique e valorize a ética nas relações

7) Estabeleça canais diretos de comunicação com os funcionários

Nenhum comentário:

Postar um comentário